sexta-feira, 12 de maio de 2017

PROJETO PROFESSOR LEITOR

O projeto professor Leitor é uma iniciativa do supervisor Silvano de sensibilizar os professores da através da leitura para contribuir assim com o fortalecimento dos vínculos entre os mesmos e entre os alunos, buscando aos poucos incorporar no cotidiano escolar a prática de diversas literaturas e livros técnicos que auxiliem tanto professores quanto alunos, assim como busquem ao ler o prazer de compartilhar entre si as "descobertas".

Iniciando em 10/05 em reunião pedagógica, será entregue a cada educador um marca página com frases diversas retiradas do livro, ensinamentos que podemos levar para a vida. Também será entregue um capítulo do livro impresso a cada educador para que conheçam ou reconheçam a experiência do Pequeno Príncipe no diversos planetas que visita ao longo da história, bem como sua relação com cada personagem encontrado, ficando assim para um próximo encontro o compromisso de uma discussão acerca da leitura.

Como leitura compartilhada será utilizado o encontro do personagem central com a raposa e seu diálogo com a mesma com o objetivo de motivar aqueles que ainda não conhecem poderem conhecer a obra e os que já a conhecem fazer uma releitura.

Assim,  deixamos espaço para que todos possam comentar o que acharam da proposta nos enviando por email ou comentando aqui, o que mais chamou a atenção de cada um e o que poderiam deixar como aprendizado a ser compartilhado aqui na biblioteca virtual.

Deixamos ainda, o livro em pdf.

Boa leitura!
*********************************************************************************************

Professor Eraldo e sua grande contribuição com a música "Coisinhas que Brilham" , uma inspiração a todos nós professores pela Obra Pequeno Príncipe através do Projeto Professor Leitor
!

*********************************************************************************************

O que eu achei do Projeto Professor Leitor?

Fiquei deveras encantada com o Projeto Professor Leitor.
Por muitas razões, por amar livros, por acreditar na leitura como fonte de prazer e entretenimento e principalmente pela obra escolhida para fomentar a ideia. 
O supervisor Silvano foi feliz na escolha.
Li o Pequeno Príncipe quando jovem. Tinha 23 anos. Na época não o enxerguei em toda a sua grandeza filosófica.
Hoje beirando os 50 anos, o vejo com outros olhos.  Não se trata apenas de um livro infantil, mas um livro que trabalha questões profundas da alma humana como amor, amizade, criação de vínculos, desapego e outras. Um livro que envolve. Um livro cheio de doçura que encanta crianças, jovens e adultos. Um livro que não "envelhece" tal sua capacidade de atravessar décadas. O autor Saint-Exupéry devia mesmo estar com o "coro arrepiado" como diria um velho amigo referindo-se a momentos de extrema criatividade e potencial artístico. 
Assim, espero que todos se apropriem da obra e os que já o leram, releiam para que possamos fazer uma bela conversação em grupo e podem ir comentando sobre o capitulo lido. 
(Rosana Oliveira/ Biblioteca EBAB )
*********************************************************************************
Recebido por email : Aprendizados que tive lembrando que  "o elevado só pode ser visto no simples, no puro, na singeleza daquele que olha o mundo com olhos desprovidos de blindagens e arestas: 

1. "Os baobás, antes de crescer, são pequenos." Nunca deixar para amanhã minha faxina interior."
2. "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas." Preciso ter paciência com as minhas próprias limitações até minhas asas ficarem prontas.
3. "É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar- replicou o rei. A autoridade baseia-se na razão. É desumano exigir do outro a entrega e algo que não lhe pertence. Não posso administrar a posse do outro, muito menos poderia administrar as suas lacunas, Assim, que eu cuide, então das minhas carências!
4. "Tu julgaras a ti mesmo - respondeu-lhe o rei. - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio. " Pensar na vida alheia, nas qualidades alheias é uma distração medíocre. Mais vale o autoconhecimento do que ter decorado a biografia de centenas de outros. 
5. "As estrelas são todas iluminadas...Será que elas brilham para que cada um possa um dia encontrar a sua?" O universo colabora, dando-nos a luz de indizíveis estrelas. Resta-nos treinar a própria visão para que saibamos enxergar.
6. "Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tem necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Será para mim, único no mundo, E eu serei para ti única no mundo." As pessoas se permitem cativar por vontade. Talvez inconscientemente mas por vontade própria.Quando existe um laço assim, de encantamento construído, nenhum silêncio e nenhuma distância pode vencer.
7."A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa . - Os homens não têm mais têmpo de conhecer coisa algumas." O homem na pressa cotidiana, habituou-se à superfície das coisas, dos relacionamentos. Habituou-se à superfície de si. Por isso estamos tão distantes da verdadeira saúde mental. É essa pressa que faz adoecer os homens.
8. "O essencial é invisível aos olhos."Tudo o que vemos é provisório, parcial. Distorcida é a realidade que nos cerca. Aquilo que de fato é ressoa no abstrato, tem vigas invisíveis na alma  e não cabe na palma de nenhuma mão. 
9. "Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante." A importância do outro não reside no outro. Reside em nossa aptidão interior de dispensar a ele o melhor de nós mesmos. É o nosso coração que faz com que o outro se torne tão especial.
10. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Talvez a frase mais famosa do livro. É uma assertiva que dispensa explicação. Toda e qualquer fala seria inútil. 


Se quiseres compreender, exercita-te. Cativa! E cativa-te primeiro a ti. Só assim dimensionarás a responsabilidade de tudo aquilo que é eterno. 
*********************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário